Pequim sediará a Cúpula China-Ásia Central a partir desta quinta-feira (18)
Líderes da China e de nações da Ásia Central se reuniram no interior da China para uma cúpula de dois dias para discutir o aumento da colaboração por meio da iniciativa de estrutura “Belt and Road” da China.
A Cúpula China-Ásia Central reúne líderes de cinco nações da Ásia Central, incluindo o Cazaquistão e o Quirguistão, além da China. A cúpula, que será realizada pela primeira vez, está sendo realizada em Xi’an, província de Shaanxi, a partir de quinta-feira (18).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores da China, o presidente Xi Jinping fará um discurso no encontro. Em seguida, ele trocará opiniões com outros líderes sobre a cooperação em uma ampla gama de campos.
Os líderes encerrarão a cúpula após a assinatura conjunta de um documento político.
A ampliação da participação na Iniciativa “Belt and Road”, que visa à criação de uma grande zona econômica, será uma das principais prioridades da agenda.
Espera-se também que Xi mantenha conversações separadas com cada líder.
As autoridades do Ministério disseram que Xi conversou com o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, na quarta-feira (17), e enfatizou que os dois países deram início a uma nova “era de ouro” dos laços bilaterais.
Xi expressou sua vontade de levar adiante a tradicional amizade compartilhada entre os dois lados.
A cúpula acontece enquanto os líderes do G7 se reúnem em Hiroshima, no oeste do Japão, na sexta-feira (19).
A China parece determinada a fortalecer a cooperação com as nações da Ásia Central para elevar sua presença na região e manter os EUA sob controle.
- Israel recua e mantém fluxo total de ajuda a Gaza - 16 de outubro de 2025 5:31 am
- Japão ultrapassa 30 milhões de turistas em 2025 - 16 de outubro de 2025 5:08 am
- PLD busca apoio da oposição para eleger novo premiê do Japão - 16 de outubro de 2025 4:59 am