Os partidos de oposição tailandeses estão avançando nas negociações para formar o próximo governo de coalizão após a vitória nas eleições gerais de duas semanas atrás. Mas uma divisão entre os dois principais partidos parece estar atrasando o progresso.
Líderes de oito partidos da oposição discutiram questões pessoais na terça-feira (30). As atenções agora estão voltadas para a cadeira de presidente da Câmara, que terá um papel importante no parlamento. Dois partidos importantes, o Move Forward e o Pheu Thai, estão disputando o cargo.
O partido Move Forward conquistou o maior número de cadeiras, ganhando o apoio de eleitores jovens. O partido Pheu Thai é filiado ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra e ficou em segundo lugar.
Após a reunião de terça-feira, o líder do Move Forward Party, Pita Limjaroenrat, declarou que a questão do presidente da Câmara não estava prejudicando a coalizão. Ele disse que o Move Forward e o Pheu Thai concordaram em considerar opções em conjunto.
O líder do Pheu Thai também enfatizou a unidade. Ele disse que, não importa o que aconteça, os partidos formarão o governo.
A aliança de oito partidos assinou um memorando de entendimento na semana passada, para trabalhar em prol de uma coalizão.
O Move Forward diverge de seus aliados em algumas questões importantes. Entre elas está a reforma da lei de lese-majeste, que proíbe o insulto à família real. A alteração dessa lei não foi incluída no acordo entre os oito partidos.
Um racha entre a Move Forward e o Pheu Thai parece estar aumentando desde que o acordo foi divulgado. Alguns partidários do Pheu Thai chegaram a mencionar a retirada.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















