Ordens de evacuação foram suspensas para partes de uma vila na província de Fukushima
O governo do Japão suspendeu as ordens de evacuação de partes da vila de Iitate, na província de Fukushima, nordeste do país.
Uma ordem de evacuação foi emitida para todo o vilarejo após o acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi, há 12 anos. O distrito de Nagadoro, no sul do vilarejo, foi designado como uma “zona de difícil retorno”.
Na segunda-feira (1), foi suspensa a ordem de evacuação de cerca de 17% do distrito. A área foi nomeada uma zona especial para reconstrução e revitalização.
Uma estrada que leva à zona foi aberta, enquanto as pessoas observavam. Uma placa indicando uma “zona de difícil retorno” foi removida.
O governo também suspendeu uma ordem de evacuação para um parque vizinho com base em condições, incluindo o fato de ninguém morar lá.
Um homem de 68 anos disse que os últimos 12 anos foram longos. Ele disse que sempre debateu se deveria retornar a Nagadoro, mas decidiu que queria morar em casa e agora está se preparando para isso.
As ordens de evacuação para todas as zonas especiais de reconstrução e revitalização em seis municípios ao redor de Fukushima Daiichi foram suspensas.
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
- Ataque a petroleiros russos no Mar Negro - 1 de dezembro de 2025 4:10 am
















