ONU faz apelo urgente de US$ 333 milhões para Myanmar, devastada por ciclone
As Nações Unidas pediram à comunidade internacional que forneça 333 milhões de dólares em ajuda emergencial para Myanmar, que foi devastada pelo ciclone Mocha.
O Gabinete da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários emitiu na terça-feira (23), o apelo urgente para distribuir alimentos e suprimentos médicos e criar abrigos para 1,6 milhão de pessoas afetadas.
O ciclone atingiu a costa de Myanmar em 14 de maio. Ventos violentos e ondas altas causaram danos enormes, principalmente nas regiões ocidentais.
Os militares do país, que tomaram o poder em um golpe de 2021, não forneceram detalhes sobre os danos.
O Governo de Unidade Nacional, pró-democracia, diz que 455 pessoas foram confirmadas como mortas.
O estado ocidental de Rakhine, duramente atingido, é o lar dos muçulmanos Rohingya, que têm sido alvo de repressão militar.
O Programa Mundial de Alimentos começou a distribuir comida em partes de Rakhine, mas a ONU diz que a ajuda completa não será entregue tão cedo porque os militares limitaram o acesso dos trabalhadores humanitários.
Ainda não se sabe se a ONU conseguirá levantar os fundos necessários, já que a comunidade internacional reluta em oferecer ajuda a Myanmar, controlada pelos militares, e a atenção do Ocidente está voltada para a Ucrânia.