OMS declara o fim da emergência de saúde pública global da varíola de macaco
A Organização Mundial da Saúde informou que está encerrando sua declaração de emergência de saúde global para a varíolade macaco – Mpox.
Na quinta-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou o fim do status de emergência de saúde pública de interesse internacional para a doença. A decisão foi baseada em uma recomendação do comitê de especialistas da organização.
A Mpox é uma infecção viral que causa sintomas como febre e erupção cutânea. Os relatos de casos de Mpox começaram a aumentar, principalmente nos países ocidentais, por volta de maio passado. Isso levou a OMS a declarar uma emergência global em julho passado. A doença raramente havia sido detectada fora da África.
Um relatório da OMS revela que mais de 87.000 casos de varíola foram confirmados em 111 países e economias desde o início de 2022 até maio deste ano. O número de mortos chegou a 140.
A OMS disse que mais de 7.500 casos foram registrados na semana que começou em 8 de agosto do ano passado. Esse foi o pico global. Ela acrescentou que o número de casos semanais caiu para pouco mais de 100 nos últimos meses.
Ao declarar o fim da situação de emergência, Tedros alertou que, assim como aconteceu com a COVID-19, isso não significa necessariamente que o trabalho tenha terminado. Ele pediu aos países que mantenham sua capacidade de teste e integrem a prevenção e o tratamento da varíola nos programas de saúde existentes, a fim de se prepararem para possíveis surtos futuros.
Enquanto isso, casos de varíola foram confirmados no Japão desde o início deste ano. O Ministério da Saúde está pedindo que as pessoas com sintomas suspeitos consultem médicos imediatamente.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am