Novo mineral que emite luz brilhante é descoberto em Hokkaido
Uma nova variedade de mineral, que brilha intensamente sob raios ultravioleta, foi descoberta na prefeitura de Hokkaido, no extremo norte do Japão.
Um grupo de pesquisadores, incluindo os do Sagami Chemical Research Institute, próximo a Tóquio, e da Universidade de Osaka, fez a descoberta.
A nova descoberta é um tipo de mineral orgânico que consiste em elementos como carbono e hidrogênio, encontrados em organismos vivos. O mineral é amarelo claro sob luz natural, mas emite luz amarela brilhante ou verde-amarela sob raios ultravioleta.
Os pesquisadores dizem que um pedaço do mineral estava contido em uma opala obtida em uma floresta na cidade de Shikaoi e outro estava em uma rocha encontrada na cidade de Aibetsu por um mineralogista amador.
A análise detalhada do grupo revelou que o mineral é um novo tipo composto de material chamado “benzopireno”. Existem quantidades muito pequenas desse material no petróleo.
A International Mineralogical Association registrou o mineral em janeiro com o nome científico de “hokkaidoite”.
Supõe-se que a hokkaidoita tenha sido gerada depois que restos de organismos vivos sob o solo foram aquecidos por vulcões. O grupo afirma que a nova descoberta pode esclarecer o mecanismo de geração de petróleo.
O pesquisador-chefe do instituto, Tanaka Ryoji, diz que quer que as pessoas saibam que há muitos outros minerais interessantes nas montanhas do Japão.
O mineral será exposto no centro de visitantes do Geoparque Tokachi Shikaoi a partir de segunda-feira.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am