Muçulmanos Rohingya enfrentam crise humanitária após ciclone em Myanmar
Os muçulmanos Rohingya estão enfrentando uma crise humanitária em regiões de Myanmar, após a passagem de um ciclone devastador no último fim de semana.
O ciclone Mocha atingiu o oeste de Myanmar no domingo (14), causando grandes danos. Ventos violentos e ondas altas destruíram muitas casas.
Um jornal estatal afirma que cerca de 45.000 residências foram confirmadas como destruídas até quarta-feira (17). O jornal afirma que os militares forneceram arroz, água potável e outros suprimentos no estado de Rakhine, no oeste do país, que tem uma grande população Rohingya.
O Governo de Unidade Nacional pró-democracia, que se opõe aos governantes militares, diz que o ciclone deixou 435 pessoas mortas, incluindo muçulmanos Rohingya. O governo afirma que esse número deve aumentar.
A NHK obteve um vídeo gravado em um vilarejo de Rakhine na quarta-feira (17). O vídeo mostra casas destruídas e pessoas construindo abrigos com materiais coletados dos escombros.
Um morador do vilarejo disse que os moradores perderam tudo e que ficariam sem comida em três ou cinco dias. Ele acrescentou que estavam perdidos porque não haviam recebido suprimentos dos militares ou de organizações internacionais.
Os muçulmanos Rohingya em Myanmar têm sido alvo de repressão militar. Até o momento, as agências de ajuda da ONU não conseguiram ter acesso às áreas que eles habitam.
- Japão perde 20% dos monumentos históricos da Segunda Guerra Mundial em 30 anos - 11 de agosto de 2025 1:12 am
- Alerta máximo de chuva forte em Kumamoto - 11 de agosto de 2025 12:52 am
- Deslizamento em Aira, Kagoshima, deixa vítima fatais - 11 de agosto de 2025 12:44 am