Move Forward Party e 7 outros partidos tailandeses assinam um pacto para um governo de coalizão
Oito partidos de oposição na Tailândia assinaram um acordo sobre uma plataforma conjunta que, esperam, os ajudará a formar um governo de coalizão.
A aliança é liderada pelo Partido Move Forward, que conquistou o maior número de cadeiras nas recentes eleições gerais, mas não conseguiu obter a maioria.
Os oito partidos assinaram um memorando de entendimento na segunda-feira (22). Ele exige a elaboração de uma nova constituição e a abolição do alistamento militar.
Mas o memorando não incluiu um plano para revisar a lei que proíbe as pessoas de insultarem a monarquia. Essa foi uma das promessas eleitorais da Move Forward. Outros partidos estão cautelosos com relação a essa revisão.
O Partido Pheu Thai, que é filiado ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, é membro da aliança. O partido ficou em segundo lugar na eleição.
Entretanto, os oito partidos ainda não têm a maioria dos assentos combinados da câmara baixa e do senado. Se eles atingirem esse limite, terão o poder de escolher o primeiro-ministro.
Os partidos planejam cortejar os votos de alguns senadores. Mas não está claro se o esforço será recompensado, pois os membros do senado foram nomeados pelo governo militar que foi instalado após um golpe.