Ministros das Relações Exteriores da China e da Rússia enfatizam a unidade na reunião regional
A Rússia afirma que o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, e seu colega chinês, Qin Gang, ressaltaram a solidariedade entre seus países.
Lavrov e Qin se encontraram na quinta-feira (4), um dia antes da abertura de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Xangai, no estado de Goa, no sul da Índia. A SCO é uma estrutura regional de segurança e cooperação econômica liderada pela China e pela Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirma que Lavrov e Qin discutiram questões relacionadas à Ucrânia, incluindo como resolver o conflito pacificamente.
O ministério também afirma que os ministros concordaram em se opor ao neocolonialismo. Isso sugere que ambos os lados confirmaram suas posições contra os Estados Unidos e outras nações.
Os ministros também se reuniram separadamente com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar.
Analistas dizem que a Rússia busca reforçar os laços econômicos com os membros da SCO, incluindo a China e a Índia, já que as nações ocidentais estão intensificando suas sanções contra Moscou.
Eles acrescentam que a China também espera mostrar sua unidade com os membros da SCO como um contrapeso aos EUA, com os quais Pequim continua em desacordo nas áreas econômica e de segurança.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am