Ministros das Relações Exteriores da China e da Alemanha discutem sobre a Ucrânia e as mudanças climáticas
Os ministros das Relações Exteriores da China e da Alemanha concordaram em cooperar em algumas áreas, mas não conseguiram chegar a um consenso sobre uma solução para a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Qin Gang e Annalena Baerbock realizaram uma coletiva de imprensa após suas conversações em Berlim na terça-feira (9).
Eles disseram que vão cooperar em relação às mudanças climáticas e outras questões. Eles também anunciaram que acelerarão os preparativos para as consultas intergovernamentais que os líderes e ministros de seus países estão planejando realizar. As consultas podem ocorrer já em junho.
Com relação à questão da Ucrânia, Baerbock conclamou a China a agir e impedir a invasão da Rússia. Ela disse que a China pode desempenhar um papel importante para pôr fim à guerra.
Qin respondeu que criar as condições que podem levar a uma solução política é a única maneira de acabar com o conflito. Sua observação estava de acordo com a posição da China de que o diálogo e as negociações são a única solução viável para a crise na Ucrânia.
Baerbock foi questionada sobre relatos da mídia de que a União Europeia pode impor sanções a empresas chinesas por venderem à Rússia equipamentos que podem ser convertidos para uso militar. Ela se recusou a fazer um comentário claro sobre o assunto. A ministra das Relações Exteriores disse esperar que o governo chinês use sua influência sobre as empresas chinesas.
Qin negou que a China esteja fornecendo apoio militar à Rússia. Ele advertiu que Pequim tomará todas as medidas necessárias para proteger firmemente os direitos legítimos e os interesses legais das empresas chinesas, caso sejam impostas sanções a elas.
Qin está programado para visitar a França e a Noruega depois de deixar a Alemanha. A China parece estar dando importância às suas relações com a Europa. Isso ocorre em um momento em que Pequim continua em desacordo com Washington.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am