Ministros da saúde do G7 confirmam a importância de tornar as vacinas e os medicamentos mais acessíveis
Os ministros da saúde do G7 confirmaram a importância dos esforços para aumentar o acesso a vacinas e medicamentos em todo o mundo, com base na experiência da pandemia do coronavírus.
Os ministros iniciaram dois dias de conversações no sábado (13), na cidade de Nagasaki, no sudoeste do Japão.
O ministro da saúde do Japão, Kato Katsunobu, disse em seu discurso de abertura como presidente da reunião que a construção de um sistema de saúde resiliente em tempos normais é propício para responder a emergências.
Ele expressou a esperança de que, com o objetivo de colaborar para um futuro mais saudável, os ministros do G7 discutirão a prevenção, a preparação e as respostas para emergências de saúde pública e apresentarão orientações e ações a serem tomadas.
No primeiro dia, os ministros concordaram que é importante tornar as vacinas, os medicamentos para tratamento e os kits de teste mais acessíveis aos países, incluindo as nações em desenvolvimento, antes de qualquer nova pandemia. Eles confirmaram que farão bom uso de um fundo criado no ano passado para lidar com futuras pandemias.
Espera-se que os ministros confirmem que promoverão a cobertura universal de saúde para oferecer serviços médicos e de saúde de qualidade a todos.
Antes da reunião, os ministros da saúde e das finanças do G7 realizaram uma reunião conjunta on-line. Eles concordaram com a necessidade de criar um sistema para fornecer rapidamente os fundos necessários no caso de uma pandemia.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am