Ministro das Relações Exteriores da China e o líder da junta de Myanmar manifestam solidariedade
O Ministro das Relações Exteriores da China e o líder da junta de Myanmar demonstraram solidariedade em suas conversas em Naypyitaw.
Qin Gang e o general Min Aung Hlaing se reuniram na capital de Myanmar na terça-feira (2), durante a primeira visita de Qin ao país desde que assumiu o cargo.
A mídia estatal de Myanmar informou que Qin disse que sua visita indica não apenas a amizade entre os dois países, mas também que a China apoia Myanmar internacionalmente.
O Ministério das Relações Exteriores da China citou Qin dizendo que seu país continuará a fazer o máximo para apoiar o desenvolvimento de Myanmar. Ele prometeu a cooperação da China no Corredor Econômico China-Myanmar, um projeto para conectar os dois países por rodovias e ferrovias. Qin acrescentou que a China também se envolverá em projetos agrícolas e educacionais.
A reunião ocorre em meio a críticas crescentes da comunidade internacional contra os militares de Myanmar, já que os combates entre os militares e as forças pró-democracia estão se intensificando.
Em abril, os militares realizaram um ataque aéreo em um vilarejo no noroeste do país, matando 168 moradores, incluindo crianças.
Acredita-se que a reunião seja uma demonstração da liderança militar de seu relacionamento próximo com a China, já que o país enfrenta um isolamento cada vez maior.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am