O estado de Manipur, no nordeste da Índia, é palco de contínuos confrontos entre comunidades étnicas, que já causaram pelo menos 60 mortes.
O Ministro do Interior do país visitou Manipur, em meio à segurança reforçada, e realizou uma reunião com autoridades locais na terça-feira (30).
Os combates desalojaram cerca de 35.000 moradores, alguns dos quais estão se abrigando em campos de ajuda improvisados. Milhares de tropas para-militares e do exército foram enviadas para o estado.
O ministro-chefe de Manipur falou à mídia no domingo (28), e afirmou que as operações defensivas das forças de segurança mataram cerca de 40 militantes.
A violência começou em 3 de maio, quando as comunidades indígenas organizaram uma manifestação de protesto. Elas se opuseram às exigências do principal grupo étnico, o Meitei, de ser designado como uma tribo programada, um status que dá às tribos benefícios econômicos e sociais. A Índia criou a categoria especial como uma forma de ação afirmativa para lidar com a desigualdade histórica.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















