Militares da Ucrânia afirmam que seus sistemas de defesa aérea abateram mísseis russos Kinzhal
As forças russas estão intensificando os ataques aéreos e de mísseis contra a Ucrânia, já que Kiev está pronta para lançar uma contra-ofensiva.
A Rússia realizou ataques aéreos intensos na capital da Ucrânia, Kiev, e em outros locais na terça-feira (16). Os militares ucranianos disseram que seus sistemas de defesa aérea abateram os mísseis russos Kinzhal que, segundo Moscou, são hipersônicos.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, agradeceu aos países que forneceram sistemas de defesa terra-ar Patriot e outras armas à Ucrânia.
Zelenskyy reafirmou a determinação da Ucrânia de aumentar sua defesa contra atos de terrorismo junto com outras nações. Ele buscou mais ajuda dos países ocidentais para combater os ataques russos.
O Ministério da Defesa russo negou as alegações da Ucrânia de que interceptou com sucesso os ataques aéreos. Ele disse que suas forças destruíram uma bateria Patriot ucraniana com um míssil Kinzhal.
O Ministério da Defesa britânico disse na quarta-feira (17), que a batalha aérea sobre a fronteira entre a Rússia e a Ucrânia se intensificou na última semana. Ele disse que a Ucrânia conseguiu derrubar pela primeira vez um míssil Kinzhal em 3 de maio.
O ministério disse que, posteriormente, a Rússia priorizou a tentativa de neutralizar as capacidades aprimoradas de defesa aérea da Ucrânia, mas no processo provavelmente perdeu vários outros Kinzhals.
O ministério disse que a aparente vulnerabilidade do sistema Kinzhal é provavelmente uma surpresa e um constrangimento para a Rússia, observando que o presidente russo, Vladimir Putin, o considerou imbatível.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am