O presidente do Sri Lanka, que está atolado em dívidas, pretende concluir as negociações com os credores, incluindo o Japão, no máximo até outubro.
Em entrevista à NHK, em Tóquio, na sexta-feira (26), o presidente Ranil Wickremesinghe disse: “Gostaríamos de concluí-las em setembro ou outubro, antes de eu apresentar o orçamento em novembro”.
O Sri Lanka suspendeu os pagamentos da dívida externa em abril do ano passado. Falhas na política fiscal e outros fatores provocaram aumentos de preços e uma forte desvalorização da moeda do país.
A primeira rodada de negociações de reestruturação ocorreu no início deste mês. Acredita-se que a China seja o maior credor do Sri Lanka, mas participou apenas como observadora.
Wickremesinghe pediu a Pequim que participasse da discussão, dizendo: “Propusemos que todos se unam”.
O líder do Sri Lanka se reuniu com o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, na quinta-feira (25). Ele disse que contou a Kishida que seu país pretende se candidatar à Parceria Econômica Regional Abrangente. E ele disse querer que o Sri Lanka participe de um acordo comercial transpacífico conhecido como CPTPP.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















