Japão e Ucrânia farão cooperação em tecnologia digital
Altos funcionários japoneses e ucranianos se comprometeram em trabalhar juntos para promover o desenvolvimento da tecnologia digital em seus países.
O ministro japonês de Assuntos Internos e Comunicações, Matsumoto Takeaki, conversou com o vice-ministro ucraniano de Transformação Digital, Valeriya Ionan, no domingo (30).
Ionan foi convidada para a reunião dos ministros digitais e de tecnologia do G7, na cidade de Takasaki, província de Gunma, ao norte de Tóquio.
Durante a reunião do G7, ela explicou a situação da infraestrutura digital da Ucrânia em meio à invasão russa, em andamento.
Matsumoto disse a Ionan que valores universais como liberdade, democracia, direitos humanos e o estado de direito devem ser protegidos. Ele disse que espera que as nações do G7 trabalhem juntas para atingir esse objetivo.
Ionan respondeu que a Ucrânia é grata pelos diferentes tipos de apoio do Japão. Ela disse que o Japão é uma das nações mais avançadas em termos de inovação e que a Ucrânia busca uma gama de conhecimentos do país.
Matsumoto disse que o Japão e a Ucrânia podem cooperar em pesquisas sobre tecnologia digital e que ele manterá contato com Ionan para explorar formas concretas de trabalhar em conjunto.
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
- Taiwan presta homenagens às vítimas de ataque em Taipei - 21 de dezembro de 2025 11:18 pm
- Limpeza anual reúne centenas em templos de Kyoto - 21 de dezembro de 2025 11:08 pm
















