Japão contribuirá com US$ 25 milhões para o programa de empréstimos do Banco Asiático de Desenvolvimento
O Japão diz que contribuirá com US$ 25 milhões em um novo programa de empréstimos para ajudar as economias emergentes e em desenvolvimento a combater as mudanças climáticas. O programa é administrado pelo Banco Asiático de Desenvolvimento, Asian Development Bank – ADB.
O Ministro das Finanças do Japão, Suzuki Shunichi, falou na quinta-feira (4), durante a reunião anual do ADB em Incheon, na Coréia do Sul. Estiveram presentes ministros das finanças e presidentes de bancos centrais de mais de 60 países e economias.
Suzuki disse que o Japão saúda a decisão do banco de criar o programa de empréstimos. Ele é chamado de Innovative Finance Facility for Climate in Asia and the Pacific (Mecanismo de Financiamento Inovador para o Clima na Ásia e no Pacífico), ou IF-CAP. O programa permitirá que o banco forneça até 15 bilhões de dólares em empréstimos.
Observando que o programa contribuirá significativamente para alcançar a ambição de financiamento climático do banco, Suzuki anunciou a contribuição do Japão. Ele também pediu ao banco que acelerasse o trabalho no programa.
O ministro das finanças disse que os países de renda média não conseguirão realizar a transição para a energia limpa somente com o apoio de bancos de desenvolvimento e doadores soberanos. Ele disse que é essencial facilitar os mercados de capital para mobilizar o capital privado.
Ele expressou a esperança de que o ADB gere e compartilhe novos conhecimentos sobre como alavancar o investimento privado no combate às mudanças climáticas.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am