Japão, China, Coréia do Sul e ASEAN se comprometem a explorar novas redes de segurança financeira
Japão, China, Coreia do Sul e a Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, concordaram em explorar novas redes de segurança financeira em caso de futuras pandemias e desastres naturais.
O acordo foi divulgado em uma declaração conjunta na Reunião dos Ministros das Finanças e dos Presidentes dos Bancos Centrais da ASEAN+3, realizada em Incheon, Coreia do Sul, na terça-feira (2).
O Japão e a Indonésia co-presidiram a reunião.
A declaração conjunta destacou que as condições financeiras mais restritivas, além das interrupções na cadeia de suprimentos e dos preços mais altos das commodities globais, representam riscos negativos para as perspectivas da economia regional.
Acrescentou que a reunião reiterou a necessidade de permanecer vigilante em relação à turbulência do setor bancário nos Estados Unidos e na Europa, embora tenha havido repercussões diretas limitadas para a região asiática.
A região tem uma estrutura financeira chamada Chiang Mai Initiative Multilateralisation. A declaração solicitou seu aprimoramento e a criação de um mecanismo de financiamento rápido que permitirá que os membros tenham acesso a financiamento para atender às necessidades urgentes de equilíbrio decorrentes de choques exógenos repentinos, como pandemias e desastres naturais.
Os membros planejam formular propostas sobre as modalidades específicas do mecanismo até o final de 2023.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am