11 C
Kóka
sábado, 21 junho, 2025 12:21: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão apresenta protesto contra a visita de um legislador sul-coreano as Ilhas Takeshima

O Japão apresentou um protesto contra a Coréia do Sul depois que um legislador sul-coreano visitou as Ilhas Takeshima no Mar do Japão.

Japão apresenta protesto contra a visita de um legislador sul-coreano as Ilhas Takeshima

O Japão apresentou um protesto contra a Coréia do Sul depois que um legislador sul-coreano visitou as Ilhas Takeshima no Mar do Japão.

A Coreia do Sul controla as ilhas. O Japão as reivindica. O Japão diz que a Coreia do Sul as está ocupando ilegalmente.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse na terça-feira (2), que tomou conhecimento de que Jeon Yonggi esteve nas ilhas acompanhado de 14 outros membros de seu partido político no início do dia.

Jeon pertence ao principal partido de oposição da Coréia do Sul, o Partido Democrático.

Uma foto de um homem enrolado na bandeira nacional da Coreia do Sul, supostamente tirada nas ilhas, foi publicada na conta de Jeon na mídia social.

O chefe do Departamento de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Ministério das Relações Exteriores, Funakoshi Takehiro, telefonou para um ministro da Embaixada da Coreia do Sul em Tóquio, Kim Yong-gil, para expressar profundo pesar pela visita.

Funakoshi disse a Kim que a visita foi realizada apesar da oposição e das exigências do Japão para que ela fosse cancelada.

Funakoshi disse que as Ilhas Takeshima são uma parte inerente do território japonês, tanto historicamente quanto em termos de direito internacional. Ele disse que a visita é absolutamente inaceitável.

A visita de Jeon às ilhas é a primeira de um legislador sul-coreano desde agosto de 2021.

A última visita ocorreu no dia em que o governo sul-coreano anunciou que o primeiro-ministro japonês Kishida Fumio deve fazer uma visita de dois dias à Coreia do Sul a partir de domingo.

O governo sul-coreano disse que a visita de Kishida marcará a retomada da chamada diplomacia de vaivém entre os líderes dos dois países, enfatizando sua intenção de melhorar os laços bilaterais.

Mas o bloco de oposição da Coreia do Sul tem criticado cada vez mais a administração do presidente Yoon Suk-yeol desde sua visita ao Japão em março, acusando-a de fazer compromissos unilaterais com o Japão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img