Forças ucranianas não estão lutando em território russo, diz oficial sênior
Um oficial militar ucraniano de alto escalão afirma que as forças do país não estão se unindo a soldados voluntários pró-ucranianos que lutam dentro do território russo.
Em uma entrevista à NHK na terça-feira (23), Roman Kostenko falou sobre dois grupos armados que afirmam ter invadido a região russa de Belgorod e estão lutando lá.
Os grupos também dizem que seus membros incluem russos que lutam contra seu próprio país.
Kostenko disse que os grupos têm seus próprios objetivos. Ele reconheceu que os militares estão em parceria com eles, mas disse que Kiev não quer terras russas.
Ele enfatizou que os militares estão se concentrando em contraofensivas maciças.
Ele disse que, embora os ucranianos tenham reunido uma quantidade considerável de armas, os estoques russos são várias vezes maiores.
Ele indicou que é improvável que as ofensivas planejadas terminem em breve, e que será necessária uma ajuda militar contínua.
A entrevista foi realizada depois que o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy participou pessoalmente da cúpula do Grupo dos Sete em Hiroshima.
Kostenko disse que esse foi um evento extremamente importante porque os líderes do G7 e de países convidados, como a Índia, perceberam a necessidade de apoiar a Ucrânia.