Ex-primeira-ministra britânica defende laços econômicos mais fortes com Taiwan
Em uma reunião com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na sexta-feira (19), a ex-primeira-ministra britânica, Liz Truss, conclamou os países democráticos a reforçar os laços econômicos e outros relacionamentos com Taiwan.
Truss se reuniu com Tsai no gabinete presidencial em Taipei. Ela é a primeira ex-primeira-ministra britânica a visitar Taiwan em 27 anos.
Truss disse que o mundo está “enfrentando uma luta crescente entre democracias e autocracias” e que está muito claro que “as democracias livres oferecem o melhor caminho para a sociedade”.
Ela acrescentou: “As democracias livres internacionais devem apoiá-la em seus esforços”.
Tsai agradeceu a Truss por ter enfatizado a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan nas reuniões do G7 e da OTAN quando ela era ministra das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, elevando a questão de um assunto regional para um assunto global.
Tsai expressou esperança de aprofundar os laços com a Grã-Bretanha, incluindo a possível assinatura de um acordo comercial.
Truss é conhecida por sua postura de linha dura em relação a Pequim.
Em um discurso que fez na quarta-feira (17), em Taipei, ela alertou sobre a crescente ameaça da China e pediu que os países europeus aumentassem seu envolvimento em Taiwan. A China reagiu fortemente às suas observações.