Especialistas sul-coreanos iniciarão inspeções na usina nuclear de Fukushima
Uma equipe de especialistas sul-coreanos iniciará uma inspeção de quatro dias nesta segunda-feira (22), para verificar a segurança do plano do Japão de liberar no mar a água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada.
A água tratada será diluída para reduzir os níveis de trítio antes de ser liberada no oceano. Sua concentração de trítio será reduzida para um sétimo dos padrões da Organização Mundial da Saúde para água potável.
O Japão e a Coreia do Sul concordaram, em uma reunião no início de maio, que a Coreia do Sul enviasse especialistas em usinas nucleares e no ambiente marinho para uma pesquisa no local.
A equipe de 21 membros, liderada por Yoo Guk-hee, chefe da Comissão de Segurança e Proteção Nuclear da Coreia do Sul, deixou o aeroporto de Incheon no domingo para uma estadia de seis dias no Japão.
Antes de sua partida, Yoo disse aos repórteres que a equipe usará métodos científicos para verificar o plano.
Ele também observou que a equipe comunicará suas conclusões ao povo sul-coreano. Ele enfatizou que, usando uma abordagem científica e meticulosa, a equipe pode ganhar a confiança do público.
Os especialistas avaliarão os resultados da análise da água tratada pelo Sistema Avançado de Processamento de Líquidos, ou ALPS, durante sua visita. Eles também examinarão como a água tratada é armazenada e gerenciada.
A Coreia do Sul proibiu produtos pesqueiros de Fukushima e de várias outras prefeituras devido a preocupações com a segurança da contaminação radioativa.