Especialistas sul-coreanos concluem inspeção da usina nuclear de Fukushima
Uma equipe de especialistas sul-coreanos concluiu a análise da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que se encontra em colapso, para avaliar a segurança do plano do Japão de despejar água tratada e diluída no oceano.
A delegação, de cerca de 20 membros, inclui altos funcionários da Comissão de Segurança e Proteção Nuclear da Coreia do Sul, bem como especialistas em meio ambiente marinho.
Eles inspecionaram a usina nuclear na quarta-feira (24), o último dia de sua visita.
Yoo Guk-hee, o chefe da delegação, disse mais tarde aos repórteres que a equipe examinou o equipamento para diluir a água tratada e liberá-la no mar.
Ele também disse que verificaram as instalações, incluindo uma para analisar substâncias radioativas na água tratada.
Na quinta-feira (25), os especialistas devem ter conversações finais com autoridades do governo japonês e outros em Tóquio. Eles devem retornar à Coreia do Sul na sexta-feira (26).
O Japão planeja liberar a água tratada após diluí-la para reduzir os níveis de trítio a um sétimo dos padrões de segurança da Organização Mundial da Saúde para água potável.
A operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company – TEPCO, está se preparando para começar a liberar a água por volta do verão.
O governo do Japão diz esperar que a compreensão seja aprofundada e as preocupações dissipadas na Coréia do Sul por meio da visita.
O governo da Coreia do Sul diz que o objetivo da visita foi verificar meticulosamente os efeitos sobre as águas e os produtos marinhos sul-coreanos e tomar prontamente as medidas necessárias.