Embaixador ucraniano espera uma forte mensagem do G7
O embaixador da Ucrânia no Japão disse esperar uma mensagem muito forte dos líderes do G7 para apoiar a Ucrânia até sua vitória.
Sergiy Korsunsky falou em uma entrevista à NHK em Tóquio na quinta-feira (18), um dia antes do início da cúpula do G7 em Hiroshima.
Com a situação ucraniana como tema principal no primeiro dia das conversações, Korsunsky expressou esperança quanto ao papel que o Japão desempenhará como país presidente.
Ele disse que o primeiro-ministro, Kishida Fumio, “tem uma visão muito clara e forte da ordem internacional baseada na lei e nas regras, e estamos muito gratos e apreciamos muito a posição do Japão”.
O embaixador também expressou um forte senso de crise sobre a contínua ameaça nuclear da Rússia ao mundo.
Ele disse que é “muito lamentável que essa ameaça seja real e nós a ouvimos o tempo todo, sem parar, especialmente quando dizem que se tentarmos libertar os territórios ocupados da Ucrânia”.
Quanto aos esforços de reconstrução da Ucrânia, Korsunsky expressou sua esperança de receber mais assistência do Japão, incluindo sua metodologia de recuperação de grandes desastres naturais.
Ele disse que também espera que a comunidade empresarial seja incentivada a investir e participar de grandes esforços para reconstruir a infraestrutura ucraniana danificada pela invasão russa.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am