27 C
Kóka
sexta-feira, 8 agosto, 2025 3:12: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Contra ofensiva ucraniana parece iminente

Um alto funcionário do governo ucraniano disse que o país está pronto para iniciar uma grande contraofensiva contra as forças russas, para recuperar seus territórios.

Um alto funcionário do governo ucraniano disse que o país está pronto para iniciar uma grande contraofensiva contra as forças russas, para recuperar seus territórios.

Acredita-se que as forças ucranianas já estejam realizando operações no sul do país.

Oleksiy Danilov, secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, disse à BBC que um ataque, para retomar o território das forças russas, poderia começar “amanhã, depois de amanhã ou em uma semana”.

Ele chamou isso de uma “oportunidade histórica” que a Ucrânia não pode perder.

O comandante-em-chefe da Ucrânia, Valerii Zaluzhnyi, disse nas mídias sociais no sábado: “É hora de retomar o que é nosso”.

Yevgeny Balitsky, chefe dos separatistas pró-russos na região sul de Zaporizhzhia, disse que as forças ucranianas estão continuando os ataques com mísseis de cruzeiro fornecidos pela Grã-Bretanha. A Rússia alega ter anexado a região. Balitsky acrescenta que uma contraofensiva ucraniana provavelmente começará em breve.

Acredita-se que as operações militares ucranianas na região já tenham começado, pois houve explosões em instalações militares em cidades controladas pelas forças russas.

O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse no sábado (27), que as forças do Wagner Group, empresa militar privada da Rússia, “provavelmente começaram a se retirar de algumas de suas posições ao redor da cidade de Bakhmut, em Donetsk”.

Mas o ministério acrescenta que os militares russos, provavelmente, implantaram uma unidade aerotransportada na área.

Acredita-se que as unidades militares russas estejam substituindo o Grupo Wagner. Na sexta-feira (26), o Institute for the Study of War (Instituto para o Estudo da Guerra), um think tank sediado nos Estados Unidos, afirmou: “A continuação dos contra-ataques ucranianos limitados e bem-sucedidos nos flancos de Bakhmut pode complicar a operação russa de socorro em Bakhmut”.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img