As autoridades eleitorais estão contando as cédulas do segundo turno da eleição presidencial da Turquia, após o fechamento das seções eleitorais às 17h de domingo (28).
Espera-se que o resultado da disputa entre o atual presidente, Recep Tayyip Erdogan, e o rival, Kemal Kilicdaroglu, seja apertado.
Nenhum dos dois garantiu a maioria necessária para vencer no primeiro turno da votação em 14 de maio.
Erdogan destacou suas realizações como primeiro-ministro e presidente nos últimos 20 anos. Ele também elogiou um acordo que ajudou a intermediar entre a Rússia e a Ucrânia, que permite que os produtos agrícolas ucranianos sejam exportados pelo Mar Negro.
Erdogan votou na maior cidade da Turquia, Istambul. Ele disse que reza a Deus para que a eleição beneficie o país e seu povo.
Kilicdaroglu é o líder do maior partido de oposição e o candidato conjunto de seis forças de oposição. Ele criticou as medidas econômicas de Erdogan e acusou o presidente de governar com mão de ferro.
Kilicdaroglu votou na capital, Ancara. Ele disse que confia no bom senso das pessoas e que o país certamente terá democracia e liberdade.
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am
- Oficial chinês diz que sucessor do Dalai Lama tem que ser aprovado por Pequim - 6 de agosto de 2025 1:01 am
- Brasil: Vaza Toga 2 revela força-tarefa ilegal contra presos do 8 de janeiro - 6 de agosto de 2025 12:54 am