China transmite descontentamento ao Japão sobre as declarações da cúpula do G7 em Hiroshima
O Ministério das Relações Exteriores da China convocou o embaixador japonês por causa de referências a questões relacionadas a Pequim em declarações divulgadas na cúpula do G7, na cidade de Hiroshima.
O ministério diz que o vice-ministro das Relações Exteriores, Sun Weidong, apresentou “representações” ao embaixador do Japão, Tarumi Hideo, no domingo (21).
O ministério afirma que Sun disse a Tarumi que o Japão, como país anfitrião, conspirou com outros países para difamar e atacar a China e interferir grosseiramente em seus assuntos internos.
O ministério também cita Sun como tendo enfatizado que a ação prejudica a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China. Acrescenta que ele expressou a forte insatisfação e a oposição resoluta da China.
A embaixada do Japão em Pequim diz que Tarumi respondeu que é natural e continuará sendo assim que o G7 se refira às suas preocupações comuns, como tem feito até agora, a menos que a China mude seu comportamento. A embaixada diz que Tarumi também pediu à China que dê uma resposta positiva.
- Monte Fuji recebe primeira neve da temporada - 24 de outubro de 2025 9:20 am
- Trump cancela cúpula com Putin e impõe sanções contra gigantes do petróleo russo - 24 de outubro de 2025 9:14 am
- China aprova diretrizes para plano quinquenal 2026–2030 - 24 de outubro de 2025 8:50 am












