Belarus perdoa jornalista da oposição preso após pouso forçado de avião
O governo de Belarus diz que perdoou um jornalista dissidente que foi preso há dois anos depois que as autoridades forçaram seu avião a aterrissar na capital, Minsk.
Uma agência de notícias estatal anunciou na segunda-feira (22), a libertação de Roman Protasevich. A mídia disse que o presidente Alexander Lukashenko o perdoou por cooperar com as autoridades.
Protasevich foi citado como tendo dito: “Esta é, obviamente, uma ótima notícia”. Ele teria agradecido a Lukashenko.
A prisão de Protasevich em maio de 2021 atraiu condenação internacional. Ele estava em um voo internacional que recebeu ordem de aterrissar enquanto sobrevoava a Bielorrússia.
O jornalista foi acusado de incitar protestos em massa contra Lukashenko ao informar que sua vitória nas eleições de 2020 havia sido fraudada. Protasevich foi condenado a oito anos de prisão no início deste mês por conspirar para tomar o poder.
O governo de Lukashenko continua a enfrentar duras críticas internacionais por sua repressão à oposição. Em março, um ativista de direitos humanos que estava entre os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz do ano passado foi condenado a 10 anos de prisão.