Ícone do site Radio Shiga

Zelenskyy marca 1 ano desde que a Ucrânia destruiu o principal navio russo da frota do Mar Negro

Zelenskyy marca 1 ano desde que a Ucrânia destruiu o principal navio russo da frota do Mar Negro

O líder da Ucrânia reiterou sua determinação de retomar as terras ocupadas pela Rússia, um ano após um ataque ucraniano que destruiu um importante navio russo.

O presidente, Volodymyr Zelenskyy, fez um discurso na capital, Kyiv, na quinta-feira (13).

Ele observou que o dia marca um ano desde que os mísseis anti-navio Neptune, da Ucrânia, destruíram o cruzador Moskva, o navio-bandeira da frota russa do Mar Negro. Ele considerou-o um “evento histórico”.

Ele continuou exortando os ucranianos a se lembrarem de sua força e respeitarem seu potencial.

O discurso ocorre quando a Ucrânia mostra sua prontidão para montar uma grande contra-ofensiva contra a Rússia. Kyiv pede às nações ocidentais que forneçam mais ajuda militar, incluindo tanques e aviões de combate.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia diz que os desfiles militares ocorrerão em todo o país em 9 de maio, demonstrando a unidade de seu povo.

A Rússia comemora, tradicionalmente, o triunfo soviético sobre a Alemanha nazista nesse dia, que ela reconhece como o Dia da Vitória. Diz-se que o patriotismo entre os russos aumenta no dia do aniversário.

Mas o líder da Crimeia instituído pela Rússia, anunciou na quarta-feira na mídia social que não haveria desfile militar na península devido a preocupações com a segurança. A Rússia anexou unilateralmente a região sul ucraniana em 2014.

Os governadores de duas regiões da Rússia ocidental que fazem fronteira com a Ucrânia também cancelaram seus desfiles militares.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse em sua atualização de inteligência na quinta-feira, que as diferentes abordagens através das cidades “destacam um desafio de comunicação sensível para o Kremlin”. Explicou que a tentativa do presidente russo Vladimir Putin de impulsionar o patriotismo está ” ficando cada vez mais desconfortável com os muitos russos que têm uma visão imediata da campanha mal administrada e fracassada na Ucrânia”.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile