Vice-primeiro-ministro britânico renuncia
O vice-primeiro ministro britânico, Dominic Raab, anunciou sua renúncia na sexta-feira (21), após reclamações de intimidação e maus-tratos por parte de seus colegas.
Raab serviu como secretário do exterior sob o comando do ex-Primeiro Ministro Boris Johnson e assumiu o cargo do Brexit. Ele também estava servindo como secretário de justiça. Os colegas que trabalharam com ele nessas funções dizem que ele os assediou verbalmente e os chamou de “totalmente inúteis”.
O próprio Raab solicitou uma investigação sobre as acusações.
Os investigadores dizem que encontraram “conduta persistentemente agressiva” que envolvia “abuso ou mau uso do poder”. Eles dizem que ele deveria ter “alterado sua abordagem”.
Raab defendeu suas ações em uma entrevista com a BBC.
Ele disse: “Se não é intencional, se não é personalizado, se na verdade está certo, mas há alguns sentimentos subjetivos feridos por alguns… Receio que isso torne muito difícil a entrega e não é o que você veria na maioria das áreas da vida profissional”.
Raab foi um aliado político próximo do primeiro-ministro Rishi Sunak, que disse aceitar a demissão com “grande tristeza”. Sunak teve dois outros ministros que renunciaram por questões éticas.
Ele já encontrou substitutos. O oficial sênior do Gabinete, Oliver Dowden, se tornará o novo vice-primeiro ministro, e Alex Chalk servirá como secretário de justiça.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















