Ucrânia inicia a contra-ofensiva e enquanto a Rússia intensifica a defesa
As forças ucranianas estão prontas para lançar uma grande contra-ofensiva, enquanto a Rússia parece estar reforçando sua defesa nas áreas ocupadas no sul da Ucrânia.
O Ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse na quarta-feira (19), que seu país recebeu sistemas de mísseis terra-ar Patriot. Diz-se que os primeiros carregamentos vieram dos Estados Unidos, da Holanda e da Alemanha. Kyiv espera que a Patriot ajude a fortalecer a capacidade de defesa aérea do país contra ataques com mísseis e drones russos.
A vice-ministra ucraniana da Defesa, Hanna Maliar, mencionou uma esperada contra-ofensiva da Ucrânia. Ela disse: “Não haverá um dia em que as forças armadas digam que amanhã estaremos lançando uma contra-ofensiva”.
Maliar disse que certas ações contra-ofensivas já estão ocorrendo. Ela observou que as tropas russas estão se concentrando em ofensivas em Lyman, Bakhmut, Avdiivka e Maryinka, na região oriental de Donetsk.
A Rússia anunciou na terça-feira (18), que o Presidente Vladimir Putin visitou a região sul ocupada pela Rússia em Kherson e a região leste de Luhansk.
O Ministério da Defesa britânico disse na quinta-feira (20), que o Kremlin revelou em um comunicado à imprensa que Putin visitou o desconhecido “Grupo de Forças Dnepr”. Dnepr é a ortografia russa do rio Dnipro, na Ucrânia.
O ministério disse que a missão das novas forças defenderá o setor sul da zona ocupada pela Rússia, especialmente ao longo do rio Dnipro, contra a esperada contra-ofensiva ucraniana.
O Estado-Maior Geral das Forças Armadas Ucranianas disse na quinta-feira (20), que o inimigo está conduzindo operações defensivas nas áreas de Zaporizhzhia e Kherson, no sul do país.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am