Tsai encontra-se com o presidente da Câmara dos EUA, McCarthy
A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, reuniu-se com o Presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy. Ela disse que sua democracia está enfrentando “desafios sem precedentes”.
Tsai estava voltando de uma visita à América Central e fez uma escala na quarta-feira (5), na Biblioteca Ronald Reagan, na Califórnia.
Ela se encontrou com McCarthy e outros legisladores republicanos e democratas em conversas orquestradas para demonstrar solidariedade.
Tsai disse: “Para preservar a paz, devemos ser fortes. Eu gostaria de acrescentar que somos mais fortes quando estamos juntos”.
McCarthy é o mais alto legislador a se encontrar com um líder taiwanês em solo americano.
Ele disse: “A amizade entre o povo de Taiwan e os Estados Unidos – como uma questão de profunda importância para o mundo livre, é fundamental manter a liberdade econômica, a paz e a estabilidade regional”.
McCarthy disse, mais tarde, que os EUA precisam continuar as vendas de armas para Taiwan e garantir que essas entregas cheguem dentro do prazo.
Tsai reuniu-se com a antecessora de McCarthy, Nancy Pelosi, em Taipei, em agosto. Os líderes chineses responderam a essa visita realizando seu maior exercício militar, de todos os tempos, em torno de Taiwan.
O Secretário de Estado americano, Antony Blinken, minimizou a escala do Tsai nos EUA, descrevendo-o como um “trânsito”. Ele acrescentou que os oficiais chineses não deveriam usá-la como desculpa para “aumentar as tensões”.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am