Preso militar aeronáutico dos EUA por acesso à rede de inteligência
Um jornal americano informa que um militar da aeronáutica dos EUA, de 21 anos, preso por suspeita de vazamento de documentos classificados teve acesso a uma rede interna de computadores do Departamento de Defesa.
Agentes do FBI prenderam Jack Teixeira, membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, na quinta-feira (13), após serem encontrados arquivos confidenciais sobre a guerra na Ucrânia e outros assuntos que circulavam online.
O Washington Post diz que Teixeira é um engenheiro de TI e teve acesso a informações altamente secretas na rede.
O relatório diz que ele começou a compartilhar os documentos com um pequeno círculo de amigos on-line na plataforma de bate-papo Discord no ano passado.
O secretário de imprensa do Departamento de Defesa dos EUA, Patrick Ryder, disse aos repórteres na quinta-feira (13), que o Pentágono tem diretrizes rigorosas para salvaguardar informações confidenciais e sensíveis. Ele descreveu os vazamentos como “um ato criminoso deliberado, uma violação dessas diretrizes”.
O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, declarou que está orientando um funcionário sênior do Pentágono a conduzir uma revisão de seus procedimentos de acesso e controle de inteligência dentro do departamento para evitar que um incidente similar aconteça novamente.
- Jogos de robôs humanoides atraem atenção em Beijing - 18 de agosto de 2025 12:28 am
- Dois japoneses são mortos a tiros em Manila - 18 de agosto de 2025 12:20 am
- Japão enfrenta onda de calor com temperaturas acima de 40°C - 18 de agosto de 2025 12:14 am