Presidente sul-coreano discursa no Congresso dos EUA
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, lembrou os legisladores dos EUA da necessidade de trabalharem juntos para salvaguardar a paz e agradeceu aos americanos por sua defesa da liberdade.
Yoon fez essas observações ao discursar em uma sessão conjunta do Congresso em Washington na quinta-feira (27).
Refletindo sobre o 70º aniversário da aliança bilateral, Yoon agradeceu aos veteranos americanos da Guerra da Coréia. Ele acrescentou que as pessoas de ambos os países precisam proteger a democracia com seu sangue e suor.
Yoon disse: “Nossa aliança está mais forte do que nunca, mais próspera em conjunto e mais conectada, como nenhuma outra. De fato, ela tem sido o eixo que protege nossa liberdade, paz e prosperidade”.
Yoon se reuniu com o presidente dos EUA, Joe Biden, na quarta-feira (26). Os dois líderes concordaram que os sul-coreanos terão mais voz no uso das armas nucleares dos EUA em qualquer conflito na península.
Em seu discurso aos legisladores, Yoon reiterou que as provocações do Norte representam uma séria ameaça. Ainda assim, ele disse que promover a liberdade para os norte-coreanos é um “dever”. Ele acrescentou que é necessário “acelerar” a cooperação trilateral com o Japão para combater essas ameaças.
Yoon surpreendeu os convidados para um jantar de Estado na quarta-feira ao cantar uma de suas músicas favoritas, “American Pie”. Ele disse que não é surpresa ouvir cantores coreanos e americanos subindo nas paradas musicais uns dos outros. Ele acrescentou que as pessoas de ambos os países estão criando “um novo padrão de sinergia”.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am