Presidente da Coréia do Sul restabelece laços com o Japão em questões de segurança
O presidente da Coréia do Sul, Yoon Suk-yeol, reiterou sua postura voltada para o futuro para restaurar os laços de Seul com Tóquio.
Ele fez a observação em uma entrevista com o Washington Post, realizada antes de sua visita aos Estados Unidos nesta semana. A entrevista foi publicada na versão eletrônica do jornal norte-americano na segunda-feira.
Yoon disse que as preocupações de segurança da Coreia do Sul eram “urgentes demais para adiar a cooperação com Tóquio”, aparentemente referindo-se às questões com a Coreia do Norte.
Ele disse que a Europa passou por várias guerras nos últimos 100 anos, mas “os países em guerra encontraram maneiras de cooperar para o futuro”. Yoon acrescentou que não pode aceitar a noção “de que os japoneses devem se ajoelhar para pedir perdão por causa de nossa história de 100 anos atrás”.
Ele disse que a questão exige uma decisão.
Aparentemente, Yoon estava tentando rebater as críticas da oposição de que ele não conseguiu fazer com que o Japão se desculpasse por suas questões históricas durante a cúpula Coreia do Sul-Japão do mês passado.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am