Porta-aviões chinês navega ao largo da costa de Taiwan
O Ministério da Defesa de Taiwan informa que o porta-aviões chinês Shandong passou pelo Canal Bashi entre Taiwan e as Filipinas.
Ele estava navegando em águas do sudeste de Taiwan a partir da noite de quarta-feira (5).
O Shandong é o primeiro porta-aviões chinês construído domesticamente.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse em uma declaração, na quarta-feira, que esta é a primeira vez que o Shandong conduziu um treinamento no Pacífico Ocidental.
O ministério disse: “Os comunistas chineses continuam a enviar aviões e navios para invadir os mares e o espaço aéreo ao redor de Taiwan”.
O ministério disse que, além de representar uma ameaça substancial à segurança nacional de Taiwan, a última missão de Shandong também destrói o status quo de segurança e estabilidade regional.
O ministério disse: “Tais ações não são, de forma alguma, atos de um país moderno responsável”. Salientou que a pressão externa não impedirá a “determinação de Taiwan de entrar no mundo”.
Os comentários, provavelmente, expressarão a opinião de Taiwan de que a mudança é a resposta da China às próximas conversações entre a presidente taiwanesa Tsai Ing-wen e o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, em Los Angeles, na quarta-feira, horário local.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















