6.1 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/18  11:58
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No Japão, Mauricio de Sousa recebe homenagem de “Homem do ano” por sua importância nas relações entre Brasil-Japão

Evento aconteceu nesta quarta-feira (12) à noite, no Salão Manabu Abe, na Embaixada Brasileira em Tóquio.

No Japão, Mauricio de Sousa recebe homenagem de “Homem do ano” por sua importância nas relações entre Brasil-Japão

Evento aconteceu nesta quarta-feira (12) à noite, no Salão Manabu Abe, na Embaixada Brasileira em Tóquio.

A Câmara de Comércio Brasil-Japão (CCBJ) homenageou o desenhista e escritor Mauricio de Sousa, com o “CCBJ Awards Person of the Year”. A premiação é concedida para empresários de destaque nas relações entre o Brasil e o Japão. O evento foi realizado na noite do dia 12 de abril, no Salão Manabu Abe, na Embaixada Brasileira em Tóquio.

Além de Mauricio de Sousa e sua esposa, Alice Takeda, estavam presentes o embaixador do Brasil no Japão, Octavio Henrique Cortes, e o presidente da CCBJ, Celso Guiotoko.

O embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique, exaltou a trajetória do desenhista. “Mauricio de Sousa vem colorindo a vida das famílias do Brasil e do mundo. Seus traços ajudaram a educar e alfabetizar tantos de nós, nossos filhos, nossos netos. Empresta sua arte para tantas campanhas em benefício do público, tratando de temas como segurança no trânsito, alimentação saudável, combate à violência doméstica, entre tantos outros. Com atuação no Japão por muitos anos, Mauricio tem uma participação intensa junto à comunidade brasileira, e ajuda a aproximar os brasileirinhos, não só de seus colegas japoneses, mas também de seu próprio país”.

Nesta viagem ao Japão, Mauricio também participou de uma exibição do filme “Laços” para crianças brasileiras que moram no país. Ele ainda tem participado de encontros com seus fãs e reuniões com empresários locais para desenvolvimento de produtos brasileiros da Turma da Mônica por lá.

Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa é desenhista, empresário, o mais premiado autor brasileiro de quadrinhos e membro da Academia Paulista de Letras. Nasceu em 27 de outubro de 1935, numa família de poetas e contadores de histórias em Santa Isabel, no interior de São Paulo. Ainda criança, mudou-se para Mogi das Cruzes, onde descobriu sua paixão pelo desenho e começou a criar os primeiros personagens. Com 19 anos, foi para São Paulo tentar trabalhar como ilustrador na Folha da Manhã (hoje Folha de S.Paulo). No entanto, conseguiu apenas uma vaga de repórter policial.

Em 1959, publicou sua primeira tira diária, com as aventuras do garoto Franjinha e do seu cãozinho Bidu. As tiras de Mauricio de Sousa espalharam-se pelos jornais de todo o país, levando-o a montar um estúdio que hoje dá vida a mais de 400 personagens.

Em 1970, lançou a revista Mônica e, em 1971, recebeu o mais importante prêmio do mundo dos quadrinhos, o troféu Yellow Kid, em Lucca, na Itália. Seguindo o sucesso de Mônica, outros personagens também ganharam suas próprias revistas, que já passaram pelas editoras Abril e Globo e atualmente estão na Panini.

Dos quadrinhos, eles foram para o teatro, o cinema, a televisão, a internet, parques temáticos e até para exposições de arte.

Informações para a imprensa:
José Alberto Lovetro – JAL Comunicação
11 3851 5221/ 11 99614 1623/ 11 98107 6197
jal.comunicacao@gmail.com

Bete Faria Nicastro – Way Comunicações
11 3862 1586 / 11 99659 2111
bete@waycomunicacoes.com.br