Nenhum sinal de socorro foi enviado pelo helicóptero japonês da GSDF, desaparecido
Os oficiais de defesa dizem que nenhum sinal de socorro foi recebido do helicóptero da Força de Auto-Defesa Terrestre, Ground Self-Defense Force – GSDF, que desapareceu enquanto sobrevoava as águas da Ilha Miyako na prefeitura sudoeste de Okinawa, na quinta-feira (6).
O helicóptero transportava 10 pessoas, incluindo o chefe da 8ª Divisão da GSDF.
O transponder do helicóptero emite informações sobre a aeronave para os controladores de tráfego aéreo. Caso ocorra uma emergência, o piloto usa o dispositivo para emitir um sinal de socorro.
Mas oficiais do Ministério da Defesa disseram, no domingo (9), que as autoridades de aviação não detectaram um sinal de socorro na quinta-feira.
As autoridades dizem que um problema repentino poderia ter impedido o piloto de operar o equipamento.
As Forças de Auto-Defesa e a Guarda Costeira continuaram a busca do helicóptero e do pessoal desaparecido no domingo, e encontraram o que parece ser parte de um tanque de combustível de helicóptero.
Uma bote salva-vidas e uma porta com letras da Força de Autodefesa Terrestre foram recuperadas mais cedo, juntamente com uma pá de rotor. Mas a maior parte da fuselagem, incluindo os motores e o cockpit, continua faltando.
A SDF suspeita que a fuselagem possa estar no fundo do mar. Um navio de resgate equipado com sonar e um veículo submersível não tripulado está sendo usado para a busca subaquática.
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
- Tragédia heroica em Tóquio é lembrada 25 anos depois - 26 de janeiro de 2026 10:34 pm
















