Navio da marinha chinesa navega entre a Ilha Yonaguni e Taiwan
O Ministério da Defesa do Japão informa que um navio da marinha chinesa passou entre a ilha de Yonaguni, no sudoeste do Japão, e Taiwan. O ministério está em alerta e continua monitorando o navio.
A Força Marítima de Auto-Defesa avistou, na terça-feira (4), um destróier de mísseis chinês navegando a noroeste, no Pacífico, cerca de 60 quilômetros ao sul da Ilha Yonaguni, da Prefeitura de Okinawa.
Os oficiais dizem que o navio chinês navegou entre a ilha e Taiwan, entrando no Mar da China Oriental. Eles dizem que o navio estava viajando para o norte nas águas a cerca de 70 quilômetros a oeste da Ilha de Uotsuri, antes de seguir para a China.
Uotsuri é uma das ilhas Senkaku. O Japão controla as ilhas. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do país. A China e Taiwan as reivindicam.
O ministério diz que na segunda-feira (3), o navio seguia para o sul, entre a ilha principal de Okinawa e a ilha Miyako, para alcançar o Pacífico. Isso significa que durante esses dois dias, o destróier chinês circulou em torno da metade sudoeste do grupo de ilhas da Prefeitura de Okinawa.
As autoridades dizem que o navio não entrou nas águas territoriais do Japão nem na zona contígua.
Em março, um navio da marinha chinesa também foi avistado navegando para o norte entre a ilha de Yonaguni e Taiwan. O ministério está analisando o propósito da viagem do navio.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am