Ministros das Relações Exteriores do Japão e China concordam em estreitar as comunicações
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, concordou com seu homólogo chinês, Qin Gang, em estreitar as comunicações entre os países, em todos os níveis.
Estes incluem a comunicação entre os ministros das Relações Exteriores e os principais líderes. Hayashi chegou à capital chinesa no sábado (1), como o primeiro ministro das Relações Exteriores japonês a visitar o país em mais de três anos.
Na reunião de domingo (2), Hayashi protestou contra a detenção de japoneses na China, incluindo um funcionário de uma grande empresa farmacêutica japonesa. Ele exortou fortemente o governo chinês a libertá-los rapidamente.
Hayashi também expressou sua grande preocupação com a situação no Mar da China Oriental. Os dois vizinhos têm estado em desacordo em relação a um grupo de ilhas.
O Japão controla as ilhas Senkaku. O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território do país. A China e Taiwan as reivindicam.
Os navios do governo chinês têm invadido, repetidamente, as águas territoriais do Japão em torno das ilhas.
Hayashi também transmitiu sérias preocupações sobre a cooperação de Pequim com Moscou para aumentar a atividade militar em torno do Japão.
Os ministros afirmaram a importância da comunicação no campo da segurança.
Com relação à situação na Ucrânia, Hayashi mencionou a visita do primeiro-ministro, Kishida Fumio, a Kiev e exortou a China a desempenhar um papel responsável para manter a paz e a estabilidade na comunidade internacional.
Hayashi também expressou sérias preocupações sobre questões de direitos humanos em Hong Kong e na Região Autônoma de Xinjiang Uygur, e reiterou a importância da paz e da estabilidade em todo o Estreito de Taiwan.
- EUA, Coreia e China reagem à eleição japonesa - 22 de julho de 2025 12:00 am
- Conflito sectário no sul da Síria já deixa mais de mil mortos - 21 de julho de 2025 7:31 am
- Dupla de DJs Belyi & Kirr conquista o mundo com “Good Karma” - 21 de julho de 2025 5:58 am