Ministro sul-coreano expressa “forte pesar” sobre o silêncio do Norte
O Ministro da Unificação da Coréia do Sul, Kwon Young-se, criticou a Coréia do Norte por não responder às ligações das linhas telefônicas militares diretas que os dois países utilizam.
A Coréia do Norte não responde desde sexta-feira (7), às chamadas de rotina, que normalmente são feitas duas vezes ao dia. Seul suspeita que isso pode ser intencional.
Na terça-feira (11), Kwon disse em uma declaração que o governo “expressa forte pesar pela atitude unilateral e irresponsável da Coréia do Norte, e adverte fortemente que, eventualmente, se isolará e se colocará em uma situação difícil”.
A declaração também se refere ao complexo industrial de Kaesong, que as duas Coreias administraram em conjunto até 2016. Diz que a Coréia do Norte está operando instalações sem permissão e utilizando a propriedade de empresas sul-coreanas.
Disse que o governo condena fortemente tais atos ilegais, pois violam um acordo bilateral e a lei norte-coreana.
Os meios de comunicação sul-coreanos relatam que esta é a primeira vez em 10 anos que um ministro da unificação emite tal declaração sobre a Coréia do Norte.
Kwon disse que divulgou a declaração porque quer que a Coréia do Norte mude suas ações. Ele disse: “O movimento da Coréia do Norte para aumentar as tensões não é bom para a Península Coreana, assim como para o próprio Norte”.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am