Ministro das Relações Exteriores do G7 encontram-se em Nagano, Japão
Os ministros das Relações Exteriores do G7 iniciarão três dias de conversações no domingo (16), na cidade central japonesa de Karuizawa, Prefeitura de Nagano.
Os participantes, incluindo o Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, e o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, estão programados para viajar de trem de Tóquio para o local no domingo (16), à tarde. Eles realizarão um jantar de trabalho à noite.
O Japão, como nação anfitriã, espera enviar uma forte mensagem ao mundo enfatizando a unidade do grupo antes da Cúpula do G7 em Hiroshima, agendada para maio.
Os principais itens na agenda para os dois primeiros dias incluem as situações na Ucrânia, China e outras nações Indo-Pacífico, e África.
No terceiro dia, os participantes discutirão o desarmamento nuclear e a não-proliferação. Hayashi está agendada para falar em uma conferência de imprensa para encerrar a conferência.
Os ministros estão programados para emitir uma declaração conjunta no último dia.
Um rascunho de declaração contém uma exigência para a retirada imediata das forças russas da Ucrânia. Ela também se opõe a qualquer tentativa unilateral da China de alterar o status quo pela força ou coerção.
O governo japonês espera incluir a ajuda aos países emergentes e em desenvolvimento coletivamente conhecidos como o Sul Global.
Antes das conversações, Hayashi disse que a comunidade internacional está em um momento histórico de virada com a invasão russa da Ucrânia.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am