Militares de Myanmar atacam unidade de saúde construída com ajuda japonesa
A mídia local em Myanmar informa que as forças militares atacaram uma instalação de saúde construída com a assistência do governo japonês e raptaram 19 pessoas, incluindo trabalhadores da área médica.
A mídia noticiou na quinta-feira (20), que as forças militares queimaram o hospital durante um ataque a uma vila na região central de Magway, na terça-feira (18).
Fotografias publicadas pela mídia mostram um prédio carbonizado e uma placa escrita com “doado pelo governo japonês”.
Os militares dizem que as forças de segurança detiveram 30 indivíduos e apreenderam armas quando atacaram uma área onde estavam escondidos ativistas pró-democracia. Mas não ficou claro se as forças atacaram o edifício.
A embaixada japonesa em Myanmar diz que o edifício parece ser uma instalação de saúde estabelecida com ajuda de subsídios do governo japonês e entregue a Myanmar em 2014.
A embaixada está pedindo aos militares que compartilhem informações. Ela diz que é lamentável se o ataque relatado às instalações realmente ocorreu.
Os militares, que lançaram um golpe em 2021, estão intensificando uma ofensiva contra as forças pró-democracia.
No dia 11 de abril, os militares realizaram um ataque aéreo contra uma vila na região noroeste de Sagaing, matando 168 pessoas.
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
















