Marinha russa começa exercícios em áreas que abrangem os Territórios do Norte do Japão
A frota naval russa do Pacífico começou um exercício em grande escala nas áreas costeiras do Extremo Oriente, incluindo parte dos Territórios do Norte do Japão.
O Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou na sexta-feira (14), que a frota do Pacífico havia iniciado o exercício. A frota tem seu centro de comando em Vladivostok, no Extremo Oriente russo.
Shoigu disse que o objetivo principal do exercício é aumentar a capacidade das Forças Armadas russas de repelir um ataque no mar por um agressor.
Ele disse que o exercício tem como objetivo impedir que as forças inimigas zombem do desembarque em Sakhalin e nas Ilhas Kuril do sul, que incluem três das quatro ilhas reivindicadas pelo Japão.
A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês diz que as ilhas são uma parte inerente do território do país. Ele diz que as ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
O chefe de defesa russo observou que o exercício abrangerá uma parte sul do Mar de Okhotsk, e que navios de guerra, submarinos e unidades da Força Aérea estão participando.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres que o exercício é realizado regularmente para manter a prontidão de combate.
O movimento ocorre em meio ao aumento das tensões entre a Rússia e os Estados Unidos sobre a situação na Ucrânia. A Rússia acusou os EUA de fortalecer suas forças militares na região da Ásia-Pacífico.
A Rússia, aparentemente, também quer enviar uma forte mensagem ao Japão, anunciando o exercício em andamento.
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am
- Hiroshima destaca sobreviventes em apelo por paz duradoura - 3 de agosto de 2025 1:28 am