Ícone do site Radio Shiga

Macron diz que França é aliada dos EUA não “vassalo”

Macron diz que França é aliada dos EUA não “vassalo”

O presidente francês, Emmanuel Macron, enfatizou, novamente, que a Europa não deve se envolver na escalada da rivalidade entre os EUA e a China sobre Taiwan, dizendo que ser um aliado americano não significa ser um vassalo.

Macron fez, recentemente, um comentário controverso sobre Taiwan, após sua visita à China. Ele disse à mídia francesa: “O pior seria pensar que nós, europeus, devemos nos tornar seguidores deste tema e nos adaptar ao ritmo americano ou a uma reação exagerada chinesa”.

Pedido para esclarecer seu comentário em uma conferência de imprensa na quarta-feira (12), Macron disse que a posição da França sobre Taiwan não mudou.

Ele disse que as posições francesa e européia sobre Taiwan são as mesmas e apoiam uma região Indo-Pacífico aberta e o status quo em Taiwan.

Ele disse que a França apóia a política de uma só China e a busca de uma solução pacífica para o problema.

Em uma aparente referência aos EUA, Macron disse que esta posição é compatível com o papel de um aliado, mas ser um aliado não significa ser um vassalo.

Alguns observadores estão expressando a preocupação de que os comentários de Macron possam afetar a unidade entre o G7 antes da cúpula de líderes no Japão no próximo mês.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile