Kishida iniciará uma turnê por 4 países africanos
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, embarcará em uma viagem pela África a partir deste fim de semana. A viagem, de sete dias, inclui visitas ao Egito, Gana, Quênia e Moçambique.
Ela faz parte dos esforços do Japão para criar um impulso para a cúpula do G7 em Hiroshima no próximo mês.
Esta será a primeira viagem de Kishida à África desde que assumiu o cargo em outubro de 2021.
Egito, Gana, Quênia e Moçambique fazem parte de um grupo cada vez mais influente de nações conhecido como o Sul Global.
Muitos adotaram uma postura neutra em relação ao conflito na Ucrânia e se distanciaram das nações industrializadas em questões como as mudanças climáticas.
Kishida está empenhado em enfatizar os laços do Japão com o Sul Global, especialmente em áreas como alimentos e energia.
Ele também planeja enfatizar sua determinação em manter a ordem internacional à luz da invasão da Ucrânia pela Rússia e do comportamento cada vez mais assertivo da China.
Kishida também viajará para Cingapura, antes de retornar ao Japão.
No sábado (29), o ministro das Relações Exteriores, Hayashi Yoshimasa, também viajará para a América Latina. A viagem inclui visitas ao Peru e ao Chile.
Hayashi planeja discutir maneiras de impulsionar a cooperação em áreas como recursos minerais.
- G7 isenta EUA de imposto mínimo global para empresas - 28 de junho de 2025 5:53 am
- Dois homens são encontrados mortos após suspeita de ataque de javali - 28 de junho de 2025 4:49 am
- Japão articula oposição a plano da União Européia sobre comércio de enguias - 28 de junho de 2025 4:42 am