Japão propõe novas medidas para aumentar a taxa de natalidade
O Japão oferece melhores cuidados às crianças e está expandindo os benefícios do governo na tentativa de reverter a queda da taxa de natalidade do país.
As medidas fazem parte do compromisso do primeiro-ministro, Kishida Fumio, de tomar o que ele chama de “medidas sem precedentes” para enfrentar o problema.
O número de nascimentos está diminuindo a um ritmo mais rápido do que o esperado. Houve menos de 800.000 no ano passado – um novo recorde de baixa.
O governo divulgou o primeiro esboço de suas propostas na sexta-feira (31). O objetivo é implementá-las dentro de um período de três anos a partir de abril de 2024.
As propostas incluem a abolição do limite de renda dos subsídios governamentais para os pais. Os pagamentos também seriam estendidos até que as crianças terminassem o ensino médio.
A qualidade do cuidado infantil em creches e outras instalações seria melhorada. Isso seria alcançado através da redução do número de crianças pelas quais cada funcionário de creche é responsável.
O governo também está propondo aumentar os benefícios quando ambos os pais tiram licença.
O ministro encarregado das medidas de diminuição da taxa de natalidade, Ogura Masanobu, diz que o governo deve fazer todo o possível para tratar do assunto no período de três anos.
O governo planeja apresentar um esboço do orçamento para as propostas até junho.
- Negociador japonês parte para Washington para reverter tarifa de 25% - 22 de julho de 2025 12:11 am
- EUA, Coreia e China reagem à eleição japonesa - 22 de julho de 2025 12:00 am
- Conflito sectário no sul da Síria já deixa mais de mil mortos - 21 de julho de 2025 7:31 am