Japão implanta sistema interceptor PAC3 em Okinawa para o lançamento do ‘satélite’ da Coréia do Norte
As Forças de Auto-Defesa do Japão estão implantando unidades que operam um sistema de mísseis interceptores terrestres, uma vez que a Coréia do Norte está fazendo os preparativos finais para lançar o que ela chama de satélite espião militar. O lançamento poderia envolver o uso de tecnologia de mísseis balísticos.
Um avião de transporte com um lançador de mísseis PAC3 chegou na ilha de Yonaguni, na Prefeitura de Okinawa, na manhã de domingo. O lançador foi transportado para um campo das forças de autodefesa terrestre.
O posicionamento ocorreu depois que o Ministro da Defesa, Hamada Yasukazu, no sábado, ordenou à SDF que se preparasse para destruir mísseis balísticos ou outros objetos que pudessem cair em território japonês.
A Força de Autodefesa Marítima também enviará destroyers equipados com o sistema de rastreamento de mísseis Aegis, que possui um sistema avançado de radar e mísseis interceptores.
A Coréia do Norte não revelou uma data de lançamento ou quaisquer outros detalhes.
Em 2012 e 2016, Pyongyang lançou o que se acreditava serem mísseis balísticos, descrevendo-os como satélites. Os projéteis sobrevoaram áreas próximas às Ilhas Sakishima na Prefeitura de Okinawa.
A SDF havia implantado sistemas PAC3 em Okinawa e na área metropolitana de Tóquio para esses lançamentos, mas os mísseis interceptores não foram disparados.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am