Japão busca atualização para trabalhadores estrangeiros qualificados
O governo japonês iniciou conversações sobre a atualização do status de residência para trabalhadores estrangeiros qualificados. A mudança permitiria que eles trabalhassem em mais áreas.
Atualmente, o Japão classifica o status dos trabalhadores estrangeiros qualificados em duas categorias. As pessoas que recebem a categoria 1, a mais baixa, podem conseguir empregos em 12 setores. Mas elas só podem permanecer no Japão por até 5 anos.
As pessoas que recebem a Categoria 2 não têm limite de tempo para estender sua permanência no Japão e podem trazer o cônjuge e os filhos. Mas elas só podem trabalhar em dois campos, construção civil e naval, e obter a Categoria 2 não é fácil. Até o momento, apenas 10 pessoas passaram no exame para obtê-la.
Na segunda-feira, o governo revelou um plano para aumentar para 11 o número de áreas em que os portadores da Categoria 2 podem trabalhar. Entre elas estão a agricultura e a fabricação de alimentos. O governo espera que o plano seja aprovado em junho, se os partidos governistas aprovarem o projeto.
Alguns especialistas dizem que, como o Japão tem uma escassez de mão de obra cada vez mais grave, é necessário criar um sistema que permita que os estrangeiros trabalhem no país por mais tempo.
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am
- Corrida de drones anima campos de arroz em Yamagata - 29 de setembro de 2025 3:37 am
- ONU restabelece sanções nucleares contra o Irã - 29 de setembro de 2025 3:32 am