Ícone do site Radio Shiga

Índia e China em atrito sobre vistos de jornalistas

Índia e China em atrito sobre vistos de jornalistas

Uma nova disputa diplomática surgiu entre a Índia e a China por causa dos vistos para jornalistas. A questão veio à tona quando a mídia indiana, no início desta semana, noticiou que dois repórteres indianos lotados em Pequim foram impedidos de voltar da Índia para seus empregos na capital chinesa.

As autoridades chinesas suspenderam os vistos dos correspondentes do jornal hindu e da emissora estatal Prasar Bharati.

A iniciativa ocorre depois que um funcionário chinês da Xinhua News Agency, dirigida pelo estado, foi instruído a deixar a Índia no mês passado.

Ambos os lados culpam um ao outro pela criação de problemas de vistos para seus jornalistas.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning, disse que a Índia tem ignorado as preocupações da China com relação à emissão de vistos para seus jornalistas. Acusando o lado indiano de cometer “erros repetidos”, ela disse que a China deve tomar “contramedidas” para proteger os direitos e interesses da mídia chinesa.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Arindam Bagchi, disse que seu país esperava que as autoridades chinesas facilitassem a presença contínua dos repórteres indianos na China.

As tensões entre a Índia e a China sobre disputas territoriais continuam altas.

Os países têm discutido, recentemente, sobre nomes de lugares. A Índia se opõe a que a China renomeie 11 locais no estado de Arunachal Pradesh, no leste da Índia. A China se refere à região como sul do Tibete e a reivindica como seu território.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile